Orçamento pessoal, um guia simples e eficaz na formação do seu patrimônio

Por Rodrigo Almeida

05/02/2024 12:25


Orçamento pessoal, um guia simples e eficaz na formação do seu patrimônio

 

O texto que você vai ler a seguir irá te preparar para usar uma ferramenta que vai mudar a sua vida financeira. Eu garanto, pois uso a ferramenta há 20 anos e ela é muito poderosa. 

 

Eu passei a usar esta ferramenta lá em 2003, quando fiz alguns gastos de final de ano, pois tinha o dinheiro, porém em janeiro chegou o carnê do ITPU e não pude pagar à vista, usufruindo o desconto que, não me falhe a memória, era de 30%, tudo isso por falta de organização financeira. 

 

Foi uma frustração só e decidi tomar as rédeas das minhas finanças de uma forma diferente e você também irá conseguir fazer o mesmo.

 

Pois bem, vamos à nossa ferramenta. 

 

Quantas vezes você já recebeu o conselho para anotar tudo que gasta? 

 

Anotar quanto gastou na padaria, no restaurante, no jantar de final de semana etc. Apesar de chato, esse ato é muito eficiente, desde que se dê a destinação correta para os dados. 

 

Anotar por anotar não vai te ajudar em absolutamente nada. Mas, usar esses dados para planejar o seu ano financeiro fará toda a diferença. 

 

Quando você anota seus gastos você consegue entender no que está gastando a sua renda e como pode fazer para economizar mais ou até mesmo equilibrar melhor o orçamento familiar, e a ferramenta adequada para isso é um orçamento financeiro feito com todas as despesas do ano. 

 

Todos os anos eu faço o meu planejamento financeiro para todos os meses seguintes, com todas as despesas mês a mês, incluindo o valor que precisa sobrar para investir. 

 

O benefício disso é que permite que eu tenha noção de quanto vai me sobrar para investir e quanto eu posso gastar com cada setor da minha vida em determinados meses, afinal, infelizmente o dinheiro não é infinito. 

 

Eu abro uma planilha com todos os meses, de janeiro a dezembro. Você pode usar aplicativos ou até mesmo anotar em um caderno, o importante é ter todos os meses do ano desde o início. E o que você vai anotar? Tudo, absolutamente tudo. Por isso é necessário entender os seus gastos, pois sem isso, não será possível fazer este planejamento. 

 

É necessário anotar quanto você gasta na média todos os meses com energia elétrica, condomínio, água, IPVA, IPTU, seguro do veículo, supermercado, restaurante, escola dos filhos, plano de saúde, lazer e tudo que você tem de despesas. Em gastos variáveis, como energia elétrica, água, supermercado, restaurante, sempre é recomendável usar uma margem de segurança e anotar 10% acima. 

 

Isso vai possibilitar você definir quanto vai poupar e quanto vai gastar com despesas não essenciais, mas importantes, como lazer, neste, incluído um cineminha. Isso também vai possibilitar você aproveitar descontos que algumas despesas geram se você pagar à vista, mas, por vezes, é necessário perder o desconto e pagar parcelado por falta de dinheiro. 

 

Quantas vezes você chegou no início do ano, recebeu o carnê do IPTU com um generoso desconto de 20% ou 30% para pagar à vista e, infelizmente, não pode tirar benefício deste desconto por não ter dinheiro, precisando pagar parcelado? 

 

Talvez esta seja a sua situação agora no mês de janeiro, e vai cair na ilusão de “mas eu não tenho dinheiro para pagar com desconto”. Hmmm, será que não tem? 

 

Quando você faz um orçamento prévio, o objetivo é justamente fazer este planejamento. 

 

Sabemos que em fevereiro / março é necessário pagar o IPTU e temos uma noção mínima de valor. Então, eu faço uma programação para poupar parte do valor necessário para este pagamento ao longo do ano, antes de chegar o carnê. 

 

Na sua planilha ficaria mais ou menos assim: entre junho e dezembro um valor de X reais por mês, o qual, somado, dará o valor do IPTU com aquele desconto generoso. Guarde esta dica para aplicar no ano de 2024 e tirar proveito do pagamento do IPTU de 2025.

 

É essencial que todos os meses sejam preenchidos ao mesmo tempo. Para isso você vai precisar parar, pensar e anotar todas as despesas do ano inteiro. Anotou no mês de vencimento do seguro do carro o valor médio que paga, bem como todas as despesas daquele mês, somou tudo e verificou que a conta não fecha ou não possibilita poupar, bem, agora é dividir o valor do seguro em meses e colocar nos outros meses para a conta fechar. A conta precisa fechar todos os meses e precisa ser possível poupar um pouco. 

 

Só para dar um exemplo, eu anoto tudo. Quanto vou gastar com o presente de aniversário da esposa, do irmão, dos pais, presentes de Natal, festa de aniversário, viagem de férias, absolutamente tudo. Pode parecer chato, mas foi uma ferramenta que me possibilitou formar um bom patrimônio, bem como nunca esquecer de algo que tinha de pagar e descobrir quando chegava o boleto que não tinha dinheiro disponível. 

 

Assim, recomendo começar agora mesmo a pensar no seu orçamento anual. Ainda estamos no primeiro mês do ano, ou seja, você não tem desculpas para não se programar. 

 

Teve uma despesa ou lembrou de uma? Já vai lá e anota na sua planilha, pois será isso que vai construir o seu orçamento de 2024. 

 

Está esperando o quê? Considere este conselho genuíno, comece a assumir as rédeas das suas finanças e inicie o seu orçamento financeiro hoje mesmo.

 

Você também pode se interessar

Fundos de investimentos imobiliários geram o estímulo que faltava

Fundos Imobiliários

Fundos de investimentos imobiliários geram o estímulo que faltava

12/12/2023 06:00

A que (m) o FII serve?

Investidores

A que (m) o FII serve?

21/12/2023 06:17

Como um servidor público deve investir?

Investidores

Como um servidor público deve investir?

19/12/2023 16:27

Rentabilidade Real, um conhecimento essencial para os seus investimentos.

Conhecimento

Rentabilidade Real, um conhecimento essencial para os seus investimentos.

12/02/2024 10:00


DesmistificandoFII

O DesmistificandoFII foi criado em dezembro de 2015 e é o Research exclusivo de FIIs mais antigo do mercado. Em 2022 foi lançado também nosso relatório de Ações. Além produzir os cursos mais completos do segmento.

DesmistificandoFII


Siga nossas redes sociais

Rodrigo Medeiros

Rodrigo Medeiros



Edvaldo Junior

Edvaldo Junior


DesmistificandoFII © 2022 - Todos os direitos reservados.
RCM CONSULTORIA FINANCEIRA - LTDA, CNPJ: 34.961.595/0001-63

Retornos passados não são garantias de retornos futuros e o investimento na bolsa de valores gera riscos de perdas financeiras.